


Ora, seria tudo muito bonito se fosse só isto!! A verdade é que não é. Não só fazemos figuras de parvos atrás de uns médicos que se esquecem que nós lá estamos e qual o propósito de tal visita, e que manifestam claramente o enfado que sentem por nos terem perto deles (como se tivessemos doenças infecto-contagiosas), como também somos gozados por uns alunos de 6º ano que lá por terem um estectoscópio ao pescoço e dizerem "então sr antónio, já obrou hoje? de que cor era? ora deixe lá ver como vai isso!!", pensam que são mais do que nós, olham-nos de cima como se fôssemos bichos nojentos e ainda se acham irresistíveis!!!!
Pior que isto é ainda o facto de termos de fazer relatórios sobre aquilo que vimos. Quem está de fora diria: "Oh isso é que é uma avaria!!! É só dizerem que viram um homem deitado numa cama que tinha isto e aquilo....!". Era bom que assim fosse!!! Mas não!!! Temos de pegar naquilo que conseguimos decifrar de relatórios médicos mal escritos, com uma caligrafia péssima e ainda explicar, ou seja, dizer o que anatomofisiologicamente se verifica com determinada doença!!! O problema é que nós, como alunos do 1º ano em que ainda só sabemos o que é uma dor de barriga porque já a tivemos, não sabemos o que é, por exemplo, uma Pancitopenia. Ora, pegamos em livros e tudo o que nos possa informar a esse respeito e lemos e pesquisamos. O problema é que muitas das vezes dizemos grandes asneiras, perdemos horas a pesquisar e a trabalhar (para aquecer)
Ora e andamos nós a perder tempo a escrever relatórios lindos e cheios de anedotas, para que, um médico que tem mais para fazer do que andar a ver estas cenas, mande os relatórios ao ar e decidir que aqueles que caem no chão têm 1o, na mesa 18, na cadeira 20 e por aí adiante!!! De facto, não temos mais nada para fazer!!!
Com isto tudo quero dizer que estas aulas, estes relatórios são tudo menos divertidos de se ter e fazer!!!! Já lá vai o tempo em que desejava ir para o hospital para ter estas aulas.
TENHO DITO