sábado, março 18, 2006

Brincar aos Médicos......

Numa pausa na elaboração de um relatório deveras irritante, venho até ao meu espacinho para manifestar a minha revolta e irritação profunda que começo a nutrir por alguns médicos e alunos que têm a mania que já o são!!!
Ora, este meu grito de revolta é resultado de duas idas aos Hospitais da Universidade de Coimbra. Duas idas infrutíferas. Diria que foi tempo perdido!!!
Nos HUC que, como o próprio nome indica, são os Hospitais da UNIVERSIDADE, era suposto aprendermos e ensinarem-nos. Mas o que se verifica? Apenas a existência de gentinha que facilmente se esquece pelo que já passou e que não se capacita que às vezes podem estar a lidar com pessoas com quem mais tarde vão trabalhar e de quem podem, eventualmente um dia precisar!!!
Falo concretamente das aulas práticas de I.M. (abreviatura para o nome pomposo de uma cadeira que vive do ar: Introdução à Medicina). Estas aulas práticas são a verdadeira fantochada!!
Seriam daquelas aulas que todo e qualquer aluno de Medicina de 1º ano gostaria de ter, uma vez que é nelas que tem o seu primeiro contacto com a profissão, porque começa a aprender o nome de algumas doenças fixes, para mostrar aos outros que até se aprendem umas coisas engraçadas. Seriam aulas em que mostravamos o orgulho de ser estudante de Medicina, em que exibiamos com orgulho a nossa bata branca, aulas em que do contacto com os médicos e especialidades passaríamos a nutrir relações de paixão/ódio pelas diferentes áreas de Medicina.
De facto, estas são aulas em aprendemos algumas coisas: a decifrar letra de galinha. São aulas em que exibimos as batas brancas; de facto, é só isso que fazemos. São aulas em que às vezes lá vamos ao chão e as nossas cabeças fazem "ploc" ao beijar o chão com sofreguidão (verdadeira loucura! verdadeira adrenalina!). São aulas em que passeamos pelos corredores de bata imaculadamente branca vestida; verdadeiras passagens de modelos (se tivermos em conta que fazemos piscinas atrás dos médicos que não nos ligam) em que obtemos três tipos de reacções:
  1. Senhoras das limpezas (vulgas auxiliares de acção médica) que nos dizem adeus com sorrisos bem esboçados, comentando com a amiga: "Lá vai a sra dra!"
  2. Velhinhas que à porta dos quartos nos dizem: "Oh sra dra, venha aqui tirar a arrastadeira a esta doente!"
  3. "Olha-me estes!! São do 1º ano!!! Que é que fazem eles aqui? Não percebem nada disto!!"

Ora, seria tudo muito bonito se fosse só isto!! A verdade é que não é. Não só fazemos figuras de parvos atrás de uns médicos que se esquecem que nós lá estamos e qual o propósito de tal visita, e que manifestam claramente o enfado que sentem por nos terem perto deles (como se tivessemos doenças infecto-contagiosas), como também somos gozados por uns alunos de 6º ano que lá por terem um estectoscópio ao pescoço e dizerem "então sr antónio, já obrou hoje? de que cor era? ora deixe lá ver como vai isso!!", pensam que são mais do que nós, olham-nos de cima como se fôssemos bichos nojentos e ainda se acham irresistíveis!!!!

Pior que isto é ainda o facto de termos de fazer relatórios sobre aquilo que vimos. Quem está de fora diria: "Oh isso é que é uma avaria!!! É só dizerem que viram um homem deitado numa cama que tinha isto e aquilo....!". Era bom que assim fosse!!! Mas não!!! Temos de pegar naquilo que conseguimos decifrar de relatórios médicos mal escritos, com uma caligrafia péssima e ainda explicar, ou seja, dizer o que anatomofisiologicamente se verifica com determinada doença!!! O problema é que nós, como alunos do 1º ano em que ainda só sabemos o que é uma dor de barriga porque já a tivemos, não sabemos o que é, por exemplo, uma Pancitopenia. Ora, pegamos em livros e tudo o que nos possa informar a esse respeito e lemos e pesquisamos. O problema é que muitas das vezes dizemos grandes asneiras, perdemos horas a pesquisar e a trabalhar (para aquecer)

Ora e andamos nós a perder tempo a escrever relatórios lindos e cheios de anedotas, para que, um médico que tem mais para fazer do que andar a ver estas cenas, mande os relatórios ao ar e decidir que aqueles que caem no chão têm 1o, na mesa 18, na cadeira 20 e por aí adiante!!! De facto, não temos mais nada para fazer!!!

Com isto tudo quero dizer que estas aulas, estes relatórios são tudo menos divertidos de se ter e fazer!!!! Já lá vai o tempo em que desejava ir para o hospital para ter estas aulas.

TENHO DITO

3 comentários:

Anónimo disse...

"De facto, estas são aulas em aprendemos algumas coisas: a decifrar letra de galinha. São aulas em que exibimos as batas brancas; de facto, é só isso que fazemos. São aulas em que às vezes lá vamos ao chão e as nossas cabeças fazem "ploc" ao beijar o chão com sofreguidão (verdadeira loucura! verdadeira adrenalina!)."
É verdade que aparentemente nada dessas coisas são uteis, em especial o limpar o chão só para não ir a jantares chatos, até porque existem senhoras que até estão no hospital só para isso mesmo, limpar ;) serio! ;)
Mas aprenderes a decifrar letra de galinha é absolutamente indespensavel! imaginas-te daqui a uns anos a olhar para a tua letra sem conseguir decifra-la? aii!! claro que não! é para isso que estas aulas também servem!! sabes perfeitamente que medico que é medico tem de ter letra de medico ;)
Exibir as batas brancas é igualmente importante! Qualquer gaja com pouca roupa por dentro fica bem de bata ;) aquilo dá logo arrepios... ;)

"também somos gozados por uns alunos de 6º ano que lá por terem um estectoscópio ao pescoço e dizerem "então sr antónio, já obrou hoje? de que cor era? ora deixe lá ver como vai isso!!", pensam que são mais do que nós, olham-nos de cima como se fôssemos bichos nojentos e ainda se acham irresistíveis!!!!"
Se eu não me engano lembro-me de 1a(s) conversas sobre aquele(s) medico que dava vontade de dar 1s dentadas... hmmmm... será que mais alguém se lembra? ah? não? ahhh ;) pois... eles na realidade olham de cima para baixo... porque normalmente são mais altos que voces. nada de mais!!! para além do mais é 1 defesa de modo a n se notar que estão a olhar para os decotes das gajas...

Ora e andamos nós a perder tempo a escrever relatórios lindos e cheios de anedotas, para que, um médico que tem mais para fazer do que andar a ver estas cenas, mande os relatórios ao ar e decidir que aqueles que caem no chão têm 1o, na mesa 18, na cadeira 20 e por aí adiante!!! De facto, não temos mais nada para fazer!!!"
Posso garantir-te, porque o meu pai as vezes ainda corrige uns exames que não é esse o sistema!! tás errada! ele usa um dado de 20 faces... eu cheguei a lançar algumas vezes mas parece que tinha tendencia para os numeros altos e ele desistiu da ideia ;)

Tenta não pensar nessas coisas todas que são tão chatas! há tanta coisa boa naquele hospital! e de certeza que muita boa gente que lá está apenas foi apanhada num mau dia! serio! as pessoas não são, geralmente, más ;)

Anónimo disse...

Nada se compara com um "eu nao tenho quaisquer tipo de responsabilidades em estar aqui a ensinar as meninas quando, sabe de onde eu vim?? De saber se continuava a ter o meu emprego!! Acha mesmo que eu tenho que tar a perder do meu tempo com esse tipo de explicações?" Errrr :/ Mas continuo a achar q a culpa nm é dele e mt menos sera a nossa! Mas n era mau de todo pedir um pouquinho mais de coordenação entre tutores e afins... Talvez assim o objectivo da disciplina fosse cumprido, o da aprendizagem e de um primeiro contacto com a profissão.
Por ultimo, tenho que referir o grande contributo dos aluos do 6º ano em tdas as valencias, tv tenham sido eles os que mais contribuiram para um maior esclarecimento bem como uma manha mais agradavel! (e é isso que se quer!! ;p )

Mim... disse...

é com estes profissionais que querem que esta merda avance??
desculpa mas acho que m revolto tanto como tu pá!!
médicos e pseudos da treta pá!

essa cadeira que vocês podiam aproveitar para se construirem..mas não! esses médicos ranhosos aproveitam essas "horas de descanso" para vos lavar o ego!

bichos!!!!
pode ser que algum dia venham a precisar e depois queixam-se!!!

IM pa frente!! mas com competência!

estou ctg nesta luta pima!!! :D e preciso fazerem manifs? :P

bijinhos!gands*