quarta-feira, dezembro 27, 2006

A Lenda de Pandora

Sou pouco dada a lendas e crendices, mas encaro estas estórias do oculto como verdadeiros contos para crianças que tanto gostava de ouvir em pequena.
A Lenda de Pandora é, talvez, a que mais gosto, não pela magia que nela se encontra, mas pelo final a que se pode aplicar uma frase muito usada (e abusada) por todos nós!!! Tudo isto, porque gosto de saber o porquê de certas palavras (qual a sua origem etimológica) e o porquê de certos termos, frases e ditados. É giro cultivarmos o nosso intelecto!!!
Segundo a lenda grega, Prometeu criou o homem a partir de argila e roubou a chama sagrada de Hélio (Deus Sol) para lhe dar o sopro da vida. O intuito era o de criar um ser que ajudaria a cuidar de sua mãe Gáia(Terra). O homem era também imortal e assexuado, reproduzindo-se de forma rápida.
Zeus ordenou que Prometeu fosse preso e condenado a ficar acorrentado no alto de uma montanha, onde todos os dias um corvo gigante iria comer-lhe as vísceras que seriam regeneradas à noite, ficando fadado a sentir dores por toda a eternidade.
Mas antes deixou uma caixa contendo todos os males que poderiam atormentar o homem com o seu irmão Epmeteu, pedindo-lhe que não deixasse ninguém aproximar-se dela.
Entretanto os homens começaram a desvastar a Terra e, a fim de castigá-los, os deuses reuniram-se e criaram a primeira mulher, que foi batizada como Pandora e que estava incumbida de seduzir Epmeteu e abrir a caixa.
Naquela época os deuses ainda não moravam no Olimpo mas em cavernas. E, assim, Epmeteu colocara duas gaiolas com gralhas no fundo da caverna e a caixa entre elas. Caso alguém se aproximasse, as gralhas fariam um barulho insuportável, alertando Epmeteu.
Seduzindo-o, Pandora conseguiu convencê-lo a tirar as gralhas da caverna sob o pretexto de que tinha medo delas. E após terem-se amado, Epmeteu caiu em sono profundo. Pandora foi até à caixa e abriu-a: um vortéx de males tais como mentira, doenças, inveja, velhice, guerra e morte saíram da caixa de forma tão assustadora que ela teve medo e fechou-a antes que saisse a última delas: o mal que acaba com a esperança.
E por isso hoje se diz que "A Esperança é a última a morrer!!!"

2 comentários:

Raul disse...

é uma lenda gira sim senhor mas... e quando até a esperança desaparece hem? pois...

beijo

Mim... disse...

É sempre bom lermos o blog da pinha e descobrirmos coisas interessantes! :) Eheheh Vais buscar cada coisa eheh mas interessante vá la! =) kidding
****