domingo, abril 09, 2006

Incontornável Insatisfação...

Não, não é cansaço...
É uma quantidade de desilusão
Que se me entranha na espécie de pensar,
É um domingo às avessas
Do sentimento,

Um feriado passado no abismo...

Não, cansaço não é...
É eu estar existindo
E também o mundo,
Com tudo aquilo que contém,
Com tudo aquilo que se desdobra
E afinal é a mesma coisa variada em cópias iguais.

Não, Cansaço porquê?
É uma sensação abstracta
Da vida concreta –
Qualquer coisa como um grito
Por dar,
Qualquer coisa como uma angústia
Por sofrer,
Ou por sofrer completamente,
Ou por sofrer como...
Sim, ou por sofrer como...
Isso mesmo, como...

Como quê?...
Se soubesse, não haveria em mim este falso cansaço.

(Ai, cegos que cantam na rua,
Que formidável realejo
Que é a guitarra de um, e a viola do outro, e a voz dela!)

Porque oiço, vejo.

Confesso: é cansaço!...

Álvaro de Campos


E como diria este senhor: "Quero sentir tudo de todas as maneiras/Viver tudo de todos os lados, /Ser a mesma coisa de todos os modos possíveis ao mesmo tempo.", também eu quero ser assim. Quero viver tudo no momento. Ser todas as pessoas numa. Viver a mesma coisa em todas as situações............e, por isso, sou uma eterna insatisfeita. Sofro e faço sofrer.
Começo a chegar à conclusão de que isto são reflexos de uma vida mal vivida, mal aproveitada. De momentos desperdiçados, de momentos e vidas adiados. Mas, por mais que me custe e possa custar aos outros, eu sou assim e só têm de me respeitar pelo que sou. Não somos perfeitos. Estamos longe de o ser. E, como tal, não temos o direito de exigir nada a ninguém ou recriminar quem quer que seja pelo que fez ou não fez. Temos apenas de aceitar as coisas como elas são, encará-las como experiências, como passado, presente ou futuro, sempre interpretando as coisas como sendo efémeras e momentâneas.
A todos os que recriminei, acusei, e culpei pelos seus actos que, de alguma forma me afectaram, só tenho de pedir desculpa. Agora começo a compreender o porquê dessas reacções e respostas. A todos aqueles que me possam vir a recriminar, acusar ou culpar, tenham paciência, sejam fortes, inteligentes e encarem tudo aquilo que vos possa fazer como uma barreira da vida que, como muitas, vão ter ao longo da vida!!!
Confuso?! Nada!!! Esta sou eu, numa tarde de domingo, triste e deprimente...... no intervalo de um estudo que, como sempre, é pior do que qualquer descanso ("lagartanço") em frente à televisão.


***=)

4 comentários:

Anónimo disse...

WOHHHHH..... Muito fixe miuda....Tocou cá no fundo (não do lado direito, do lado esquerdo claro!) :P
Continua assim, pa eu poder continuar a ler...
E para akeles k ñ t percebam: vão bugiar!!! Nunca mudes miuda. És fantástica!!!!
Beijito

Anónimo disse...

Ó Rapariga! Uma coisa não te podes esquecer: só tu e aqueles que gostas e que gostam de ti é que interessam! O que os outros pensam, dizem e desdizem não te pode afectar de forma alguma! Tens que ser forte ;) há que ignorar os que não merecem o nosso respeito.

Quem é importante para ti? Que criticas/comentarios te interessam? Não sao os de quem mais te conhece e de que mais próximos se encontram de ti? Então?? Esquece os outros. Valoriza-te.

Anónimo disse...

Tenho visitado o teu blog já há algum tempo e devo começar por dar-te os parabens por teres aguentado desabafar com o blog e não os teres deixado esmorecido com o passar do tempo...

pessoalmente identifico-me com muitas coisas que dizes e que sentes...
no fundo, no fundo, acho que sou incapaz de ser completamente feliz, também tenho essa incontornável insatisfação.. há sempre um querer mais... o "pensar dói"... deparo-me com muitas situações que impedem que seja como gostava de ser... é difícil viver...

por vezes, tenho atitudes estúpidas... outras vezes, outras pessoas têm atitudes parvas... mas há que saber respeitar... todos temos direito a falhas, a quedas... e às vezes está-se tão cego que se é incapaz de perceber que se está lá no fundo...

a vida é complicada... mas são as coisas belas e, por vezes, aparentemente mais insignificantes para a maioria do "comum dos mortais" que nos fazem andar com um sorriso na cara e fazer ter força para continuar a encarar a vida com bons olhos...

beijinhos grandes
continua a postar******

Anónimo disse...

Para pensar...

"Uns, com os olhos postos no passado,
Vêem o que não vêem: outros, fitos
Os mesmos olhos no futuro, vêem
O que não pode ver-se.
Por que tão longe ir pôr o que está perto —
A segurança nossa? Este é o dia,
Esta é a hora, este o momento, isto
É quem somos, e é tudo.

Perene flui a interminável hora
Que nos confessa nulos. No mesmo hausto
Em que vivemos, morreremos. Colhe
o dia, porque és ele." -- Ricardo Reis

Que tal ultrapassar o irredutível cansaço seguindo, como tu própria referes, uma outra faceta do teu mestre?

"Segue o teu destino,
Rega as tuas plantas,
Ama as tuas rosas.
O resto é a sombra
De árvores alheias.

A realidade
Sempre é mais ou menos
Do que nós queremos.
Só nós somos sempre
Iguais a nós-próprios.

Suave é viver só.
Grande e nobre é sempre
Viver simplesmente.
Deixa a dor nas aras
Como ex-voto aos deuses.

Vê de longe a vida.
Nunca a interrogues.
Ela nada pode
Dizer-te. A resposta
Está além dos deuses.

Mas serenamente
Imita o Olimpo
No teu coração.
Os deuses são deuses
Porque não se pensam."

Aproveita os teus amigos, o teu amor... e... pensa pouco!!!!! loool - "Pensar dói" =P

beijinhos da Ana