quinta-feira, junho 01, 2006

Grrrrr.....

Se as pessoas não sabem encorajar, dar apoio e ânimo aos doentes, porque vão aos hospitais?!
Um doente em fase terminal, com dores, desconforto e medo, precisa de tudo menos de ouvir: "Ai coitadinho que ele está tão mal!! Eu não tenho sorte nenhuma!!!"; o que eles precisam é de força, precisam de se distrair acima de tudo esquecer a dor que têm quer no espírito quer no corpo. Por momentos sair daquele hospital, quanto mais não seja em sonhos, recordações ou memórias. E não de relembrar que a doença é grave, que pode estar a viver os últimos momentos e perceber que também os outros sofrem com a sua própria situação e, muito menos, perceber que é um empecilho!!!
Para fazer figuras tristes, mais vale ficar em casa. Sejam as visitas familiares, amigos ou apenas conhecidos. Num hospital é preciso animar os doentes e não deitá-los ainda mais abaixo!
Uma coisa que hoje ouvi e que me deixou completamente enraivecida foi: "Queres que chame o Padre para te dar a última benção?"...............enfim............... se não tivesse ouvido não acreditava! Já agora metam-no na urna e levem-no para debaixo da terra.
Há coisas que me transcendem e pessoas que me revoltam. É pena que as pessoas não se vejam ou revejam na pele dos outros, às vezes ajuda a compreender a dor dos outros e a ajudá-los a ultrapassar momentos difíceis. Tenham respeito e compaixão.
Sem mais comentários a acrescentar, comentem se quiserem.....
***=/

2 comentários:

Mim... disse...

hmm...Isto é-me um pouco familiar..!
Esta é uma da smaioresproblemáticas vividas constantemente (infelizmente) nos hospitais portugueses!

Como futura psicologa que serei (se Ele quiser taaanto) continuo a defender esse mesmo ponto de vista; as pessoas nos hospitais precisam de tudo menos pensamentos negativos, "ultimas bençãos" (genérica e metaforicamente falando) e de pessoas que nao dão força, ao contrario do que ate possam pensar, com palavras de "reconforto"...

Naquela experiencia de voluntariado que tive no hospital, tive a oportunidade de dar sempre uma palavrinha de apreço (??), uma palavra de conforto, e quanto mais nao fosse, limitava-me a puxar os lençõis ao doente ou a sacar de um lenço de papel do meu bolso para os inconfrmáveis familiares que tinham alguém la dentro a sofrer...!
É certo que a certa altura fui desistindo de la ir fazer o voluntariado mas foi decerto pos factores externos... Os funcionarios tipo enfermeiros e auxiliares , olhavam-nos (sim, éramos duas!!! ) às vezes de lado, quase que monesprezando a nossa situaçã, a nossa vontade de ajudar, a nossa "missão". Isso revoltou-me e ainda me faz cócegas na barriga!!

Mas acabando, que isto quase parece um post e nao um comentario :p

Concordo plenamente contigo pinha cada vez mais acredito que irás ser uma boa profissional!!
Deposito em ti toda aminha confiança e, confesso, um orgulho tremendo!! =)
Beijinhuuuuuus

Unknown disse...

E eu que o diga...
A minha mãe passou por uma fase muito difícil ha bem pouco tempo e uma "grande amiga", quando a foi ver ao hospital, disse-lhe: "olha, lembras-te do não sei quantos?ele morreu disso que tu tens..."
Quando e se encontrares uma explicação para isto diz-me, que eu ainda tou pa perceber estas mentalidades...
Bjiinho e boa sorte para o curso!