quinta-feira, julho 27, 2006

"Cansa ser, sentir dói, pensar destrói!"

"Um dia a maioria de nós irá separar-se. Sentiremos saudades de todas as conversas deitadas fora, das descobertas que fizemos, dos sonhos que tivemos, dos tantos risos e momentos que partilhamos. Saudades até dos momentos de lágrimas, da angústia, das vésperas dos finais de semana, dos finais de ano, enfim... do companheirismo vivido. Sempre pensei que as amizades continuassem para sempre. Hoje não tenho mais tanta certeza disso. Em breve cada um vai para seu lado, seja pelo destino ou por algum desentendimento, segue a sua vida. Talvez continuemos a encontrar-nos, quem sabe... nas cartas que trocaremos. Podemos falar ao telefone e dizer algumas tolices... Aí, os dias vão passar, meses... anos... até este contacto se tornar cada vez mais raro. Vamo-nos perder no tempo... Um dia os nossos filhos verão as nossas fotografias e perguntarão: "Quem são aquelas pessoas?" Diremos... que eram nossos amigos e... isso vai doer tanto! -"Foram meus amigos, foi com eles que vivi tantos bons anos da minha vida!" A saudade vai apertar bem dentro do peito. Vai dar vontade de ligar, ouvir aquelas vozes novamente... Quando o nosso grupo estiver incompleto... reunir-nos-emos para um último adeus de um amigo. E, entre lágrimas abraçar-nos-emos. Então faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vida isolada do passado. E perder-nos-emos no tempo... Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo: não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades... Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!"
Fernando Pessoa
Nunca percebi bem o que encontro na poesia. Nunca compreendi o que me toca nas palavras de Pessoa. Mas é a elas que recorro quando na clareza da minha vida não vejo caminhos, opções ou explicações para o que vivo e sinto. E é nelas que encontro a explicação, é nelas que muitas vezes me retrato. É com elas que dou asas à minha imaginação e voo. Voo sem rumo, sem tempo contado, sem destino traçado, sem programa pré-definido. E fujo. Fujo do que não compreendo e me magoa.......
É inevitável que cada um de nós pense no que será da nossa vida daqui a uns anos. Todos pensam nisso..... Mas a mim, esse é um pensamento que muitas vezes me assusta. Tenho medo de falhar nos meus projectos (bem sei que muitos vão ficar pelo caminho e tantos outros serão substituídos pela intervenção das incongruências da vida), tenho medo de perder tudo o que tenho e não posso recuperar. Enfim..... no fundo, vou envelhecendo antes do tempo. Não apreveito a beleza de cada dia, e a cada preocupação vai morrendo um bocadinho de mim....
E mais uma vez me retrato em Fernando Pessoa: "Cansa ser, sentir dói, pensar destrói!" e aos poucos me vou cansado de ser, exacerbando sentimentos que me levam ao cansaço de dor, pensando e destruindo o que eu sou ou poderia ser....
***

4 comentários:

Anónimo disse...

pipoca, 1 dia de cada x! ;)

cp disse...

a vida é uma passagem pra outra margem! uns saltam, outros correm, uns pulam outros gritam, cada um a sua maneira...interessa é viver!

Anónimo disse...

Miuda, nunca te eskeças, perante todas as dificeis incongruências da vida, todos os desesperos frustantes e momentos efémeras da vida eu vou estar aqui, para te ajudar continuar quando as forças te faltarem...
Uns dias melhores k outros, mas sempre presente, mais que não seja em pensamento... ~
Vai em frente miuda!!!
Beijeta ***

Mim... disse...

há q ter é muita calma nos tempos q correm... Condição necessária para q mt coisa possa acontecer!
Um dia de cada vez, ja dizia alguem aqui... e concordo absolutamente!

Claro q é super normal termos as nossas preocupações, os nossos devaneios e, afinal, os nossos problemas! Mas, como nem tudo é um mar de rosas, mais vale aproveitar cada pedacinho de terra q te atiram para subir o poço!!

Vive a vida!
Quero q saibas q me tens aqui ( e nao so a mim clr) para o q der e vier e for e voltar a vir!
Tens q ser feliz! =) nao importa como, mas sim a maneira como encaras isso e o afirmas!

******:)