quarta-feira, fevereiro 08, 2006

Adeus

Já gastámos as palavras pela rua, meu amor,
e o que nos ficou não chega
para afastar o frio de quatro paredes.
Gastámos tudo menos o silêncio.
Gastámos os olhos com o sal das lágrimas,
gastámos as mãos à força de as apertarmos,
gastámos o relógio e as pedras das esquinas
em esperas inúteis.

Meto as mãos nas algibeiras e não encontro nada.
Antigamente tínhamos tanto para dar um ao outro;
era como se todas as coisas fossem minhas:
quanto mais te dava mais tinha para te dar.

Às vezes tu dizias: os teus olhos são peixes verdes.
E eu acreditava.
Acreditava,
porque ao teu lado
todas as coisas eram possíveis.

Mas isso era no tempo dos segredos,
era no tempo em que o teu corpo era um aquário,
era no tempo em que os meus olhos
eram realmente peixes verdes.
Hoje são apenas os meus olhos.
É pouco, mas é verdade,
uns olhos como todos os outros.

Já gastámos as palavras.
Quando agora digo:meu amor,
já se não passa absolutamente nada.
E, no entanto, antes das palavras gastas,
tenho a certezaa
que todas as coisas estremeciam
só de murmurar o teu nome
no silêncio do meu coração.

Não temos já nada para dar.
Dentro de ti
não há nada que me peça água.
O passado é inútil como um trapo.
E já disse: as palavras estão gastas.

Adeus.



Eugénio de Andrade (in "Os Amantes sem Dinheiro")


Uma das palavras que mais me custa a digerir, ainda que muitas vezes a use sem pensar nas suas implicações, é mesmo a palavra ADEUS!!!
ADEUS implica quase sempre um afastamento, uma distância, que podem ser ou não quebrados assim que o queiramos.
Todos nós usamos esta palavra todos os dias e várias vezes até!!! E com tal banalidade que nem nos apercebemos do que estamos a dizer; talvez porque sabemos que o Adeus é um "até já" ou "até amanhã". Nestas situações eu, como provavelmente grande parte das pessoas, não sinto a palavra. Agora quando o Adeus significa "até nunca mais".............aí sim paramos, reflectimos, sentimos e ..................dói. Dói como se tudo deixasse de fazer sentido; dói como se a vida nos fosse tirada; dói porque não percebemos o porquê do Adeus; dói, porque nos questionamos se alguma vez voltaremos para dizer um olá; dói porque somos simples mortais que andamos nesta vida ao sabor da aragem que sopra e, porque não sabemos para onde vamos.....................
Eu não sei se alguma vez perderam tempo a pensar em qual será a próxima festa a seguir esta, ou seja, para onde vamos depois do nosso papel cumprido aqui? Será que voltamos numa outra peça, encarnando outra personagem? Ou ficamos no armário, à espera que tudo acabe, inúteis e sem valor?! Isto assusta-me!!! Assusta-me, porque sinto que até agora não aproveitei a minha vida!! Assusta-me pelo facto de pensar que se não fizer o que tenho a fazer e gostaria de fazer hoje, posso não ter oportunidade para fazer amanhã. "Carpe Diem"? Muito bonito de se dizer, mas não creio que o façamos a toda a hora, todos os dias. Quantas não são as vezes que deixamos para um depois aquilo que podíamos fazer agora? E não me venham dizer que se o fizemos foi porque tinha de ser assim......... não acredito..............
Enfim............
O Adeus causa tristeza, muitas vezes desespero, muitas vezes confusão e, quase sempre a dor......... Mas, mais tarde ou mais cedo o esquecemos, ou aprendemos a dar-lhe outro valor, reduzindo-o à sua (in)significância.
Depois, então, até é capaz de surgir a SAUDADE!!!! Palavra tão e somente portuguesa!!!
Uma palavra que causa alguma confusão!!! Mais uma vez traz a dor (quando associada ao adeus como até nunca mais)........... a dor de não poder reviver momentos, a dor de não poder rever pessoas,......enfim, a dor de não poder voltar a ser feliz como outrora.......
Mas, como adultos que somos, ultrapassamos, mais uma vez, tudo isto. Olhamos para trás e rimo-nos; olhamos para o que passou e dizemos:"Valeu a pena!"; olhamos para trás e concluímos :"Já passou. Vamos seguir em frente!". No entanto, nem sempre estamos convictos de estar certos, nem sempre encaramos o passado com frieza e afastamento devidos e já assimilados. Não o fazemos porque a nossa condição humana (tão estupidamente humana), não nos permite funcionar como uma máquina e carregar no "delete" para tudo desaparecer. Temos tendência a recordar.............. e aí, sentimo-nos nostálgicos e, por vezes, revoltados, simplesmente porque não podemos voltar atrás, para mudar algumas coisas, ou para voltar a vivê-las, ou para as viver mais intensamente desta vez ou, simplesmente para as rever.................resta-nos, então, chorar connosco, sozinhos, na nossa intimidade, até percebermos que tudo não passa apenas de uma fase. E que amanhã é outro dia, e tudo vai ser melhor.
Estou confusa, estou perdida, e acima de tudo triste por perceber que a vida é tão estupidamente efémera!!! Tão depressa estamos bem como, de um momento para o outro, perdemos a noção da normalidade......... e dizemos ADEUS ATÉ NUNCA MAIS........................................
.......................................***
(Desculpem.....foi um momento de tristeza, igual a muitos outros que vou tendo, mas que igualmente vou ultrapassar...............)

2 comentários:

Mim... disse...

este poema....vai la vai!!:D

muito bom!gosto muito!ja o tinha lido algures e adorei!

o post ta muitíssimo adequado!
gostei..
esta mística toda do adeus, da saudade..ai é tão típica de coimbra!!:D
tudo tao envolvente e ao mesmo tempo estático!(deixando-nos muitas vezes sem fôlego)

Epa eu nao queria começar aqui com lamechices mas é um pouco inevitável nao é?(prometo é ter em atenção os erros acidentais de ortografia!)

um adeus é sempre uma necessidade..inevitavelmente tens de dizer um adeus sempre e em qualquer circunstância só que por vezes quando essa palavra sai da nossa boca, nos tomamos consciencia da eternidade ou perdura desse adeus...hummmm...então entra aí a saudade como tu tão bem o disseste!acho k nao encontraria palavras melhores que expressassem esse sentimento!

Se por outro lado há coisas que deixam saudade quando dizemos adeus e que nos custam imenso, ha coisas que inevitavelmente temos de dizer adeus e se nao o fizermos, guardaremos para sempre a "mágoa" ou o pesar de nunca o termos feito..
Acho que faz parte de todo um ritual interno que temos da fazer para de qualquer forma assimilar a perda..!

Estou a falar da morte e do adeus numa situação em conjunto!(é obvio)

não consigo imaginar a inquietação das familias que nao podem "chorar" a morte do seus, ou por perda dos corpos o por nunca os terem encontrado!
fala-se dos naufrágios, dos incendios que reduzem o corpo humano a cinzas com uma facilidade incrivel, etc..!

Faz parte de todo um ritual necessário ao adeus também necessário que por vezes temos de fazer.

mas quando se trata de um adeus nao eterno mas longo...torna-se dificil!
Tive a prova disso quando uma amiga minha partiu para o brasil pa tirar o curso..vai la ficar durante 5 anos (pelo menos) e nao seu por mais quanto!...aiii..saudade..!!

quanto a este post, pintaroleca, merece um comentario bem melhor e pela espera, a expectativa aumenta e a desilusão depois é ainda maior..!!:D
mas tentei!:)

Gostei muito do post e só te tenhu a aconselhar que nao te fiques muito pelos momentos tristes por que tens passado..!Agarra-te aos bons porque esses ninguem tos tira!!!mas sem nunca, é importante, conseguires primeiro assimilar os momentos menos bons em ti!!

E porque ja me estou a alongar,(talvez demais)por aqui fica o meu comentario, com a esperança de saldar uma divida, que entretanto se vai tornando dificil de saldar!:D

Es uma gaja 5* e meia!
TADORO MUITO!

Anónimo disse...

"You must be strong to carry on..." ;)