quarta-feira, maio 03, 2006

O Verdadeiro sentido da Medicina

Hoje de manhã, e apesar do sono, ainda consegui ouvir isto:

"Um médico deve ser capaz de fazer diagnósticos, curar por vezes, mas consolar sempre!!!"

(Professor Doutor Armando Porto)
De facto o verdadeiro trabalho dignificante de um médico não é o de diagnosticar, não é o curar, e muito menos é o dizer que se é bom e demonstrar ostentação. Não!!! O verdadeiro trabalho de um médico baseia-se na mais pura das relações humanas, na capacidade de compreender os outros, ouvi-los, entendê-los e, quem sabe, acarinhá-los e aconchegá-los quando precisam.
O objectivo de um médico não deverá ser o de proporcionar uma morte digna ao paciente, uma vez que nunca sabemos quando morremos, onde e em que circunstâncias. O dever do médico deverá ser o de permitir ao doente "viver com dignidade SEMPRE!".
Vá lá, as aulas teóricas de IM às vezes lá vão tendo algum interesse. Sem dúvida nenhuma, foi a primeira vez que não me importei de levantar este rabo preguiçoso da cama cedinho! Valeu a pena!
Muito obrigada aos médicos e professores doutores médicos que nos ensinam, gostam de ensinar e não receiam sentir-se ofuscados com a sabedoria que os seus alunos possam ter ou vir a adquirir.
***=)

5 comentários:

Anónimo disse...

ola!
vou fazer 1 comentario parvo...mas...era so para dizer k vi este post e retirei a frase do professor doutor Armando Porto para colocar no messenger!!!n te importas, pois n?escrevi k foi retirada do teu blog :)

...agora a serio...esta aula de IM foi mt boa...nem pode ser comparada com akelas aulas de Historia da Medicina :S

jinhos

AL de Cond (akela k n ker ir a todos os dias da keima :) )

Mim... disse...

deixa-me que interfira mas nao tou a achar justo! Achas bem estares a roubar postos de trabalho aos psicologos??!?!?!??

Onde e que ficamos nos no meio disto tudo hein???? lool

Brincadeiras à parte..
Acho que sim, que os médicos devem expandir o âmbito e os domínios do trabalho à parte humanística da coisa! Não é so diagnosticar, receitar, operar e fazer relatórios (do pouco que eu conheco do trabalho dos medicos...SANTA IGNORÂNCIA)

Naquele voluntariado que fiz, deparei-me muitas vezes com faltas de sensibilidade extremas quando em contacto com doentes! Esse tipo de pessoas são optimas para trabalhar ou com grandes massas ou com numeros! Não sao dignos do trabalho que dão e so ali andam pelo dinheiro ao fim do mês.

Reconheco que mais que um dever, o respeito pelos doentes e demais família devem ser inatos...Os médicos que o são devem nascer pa coisa e não inventar a coisa para o ser!

Um beijinho muito grande pinholeca!!

Acredito em ti e deposito em ti toda a minha esperança! Vejo em ti uma boa médica!

FELICIDADES

filipa disse...

o dever dos medicos é ... ... ...

filipa disse...

medicar!!!

filipa disse...

sou tão croma... mas pronto, medica pa frente, mulher!!!!
agr a serio, tens razão, sim senhor... mas penso q o dever d ajudar, compreender, etc, etc... compete a todos os proficionais q lidam com o público, sejam eles médicos, polícias, psicólogos, professores, etc... (e ganhem eles muitíssimo, muito ou pouco).
E vê lá se te tornas numa médica decente... N quero ca mais focas :D