segunda-feira, agosto 21, 2006

Nove....

“O nove é um algarismo simbólico, em muitas línguas europeias apresenta semelhanças com a palavra novo. Em português, nove e novo. Em espanhol nueve e nuevo. Em francês neuf e neuve. Em inglês nine e new. Em italiano, nove e nuovo. Em alemão, neun e neu. Nove significa, por isso, a transição do velho para o novo. Foram nove os primeiros templários, os cavaleiros que fundaram a Ordem do Templo, os que estão na origem da Ordem Portuguesa de Cristo. Foram nove os mestres que Salomão enviou à procura de Hiram Abbif, o arquitecto do Templo. Deméter percorreu o mundo em nove dias em demanda da filha Perséfone. As nove musas nasceram de Zeus por ocasião das nove noites de amor. São precisos noves meses para o ser humano nascer. Por ser o último dos algarismos singulares, o nove anuncia em simultâneo, e nessa sequência, o fim e o princípio, o velho e o novo, a morte e o renascimento, o culminar de um ciclo e o começo de outro, o número que fecha o círculo.”

In “O Codex 632”


Há momentos na nossa vida em que paramos para pensar no que temos feito, no que poderemos vir a fazer, no que poderíamos ter feito. Avaliamos tudo o que vivemos e fazemos um ponto da situação: muitos momentos bons, outros tantos maus, muitas cabeçadas, muitas outras alegrias, muitos projectos falhados e tantos outros atingidos.....
E como em tudo no Universo, também esta vida é feita de ciclos: uns morrem para dar lugar aos que nascem; umas coisas acabam para que outras comecem....há etapas que se encerram, portas que batem, para que outras se abram, porque a vida não é feita de salas fechadas e o único beco sem saída que existe é igual para todos, ainda que para uns apareça mais cedo no labirinto da vida.
Nove meses se passaram desde que este blog começou e apareceu para preencher alguns espacinhos que havia no meu mundinho. Nove meses depois de a minha vida ter levado uma grande reviravolta; nove meses depois de ter conhecido mais um recôndito da minha personalidade, de ter percebido de que massa sou feita, de ter chegado à conclusão de que a vida não é o mar de rosas que pensamos ser e desejamos que seja, depois de muitas coisas que vivi, a minha vida estás prestes a dar mais uma grande volta!!! Mais um ciclo vai começar, e o nove vai dar lugar ao novo. Por isso, e depois de muito reflectir sobre o assunto, cheguei à conclusão que me vou afastar do mundo da blogosfera.
Este blog tem sido o meu “diário”, o meu confessionário, o meu pequeno apontamento de críticas, o espacinho que criei para divulgar alguma “cultura”. Foi, no fundo, o meu amiguinho de muitas horas mortas. Representou a minha almofada onde e para quem chorei muitas vezes. E porque percebi que não quero mais partilhar a minha vida com os demais leitores, até porque de interessante não tem tido nada (e isso vê-se bem na qualidade dos meus últimos posts), decidi dar por terminada a minha viagem por estes lados. Não digo que para sempre, mas será um “até já” duradouro.
Há muitas coisas que vão ter de mudar por aqui, para meu bem e para bem dos outros.
E, ainda que as despedidas me custem, ainda que os pontos finais me doam, tudo tem um fim...... E porque “quando a cabeça não tem juizo o corpo é que paga”, antes que fique uma longa conta para pagar, peço aqui e já a minha demissão neste meu cargo de construtora de sonhos.
Ainda não sei se vou aguentar a ausência, mas o tempo o dirá.
Para todos aqueles que me leram, um muito obrigada, todas as críticas,todos os comentários, fizeram-me perceber que não estou sozinha e que de facto, nem sempre tenho razão.Ajudou-me a perceber que no mundo afinal até existem pessoas e, então, deixei de ter discussões de mim para mim.

E em jeito de despedida e pegando nas palavras de Álvaro Cunhal....
ATÉ AMANHÃ CAMARADAS.....
"Já gastamos as palvras
[...]
e o que ficou não chega
para afastar o frio de quatro paredes.
Gastámos tudo menos o silêncio.
[...]
Não temos já nada para dar.
Dentro de ti
não há nada que me peça água.
O passado é inútil como um trapo.
E já disse: as palavras estão gastas.
Adeus."
(Eugénio de Andrade)

3 comentários:

Anónimo disse...

Pinha...

Sabes bem que o teu blog tem sido o cantinho recondrito em que todas nós nos temos abrigado... Tem sido o nosso espaço de alegrias, tistrezas, toda uma partilha de sentimentos que a grande maioria nunca teve a honra de sentir e compartilhar... Por isso peço e opino aqui que não deixes este blog que tem sido para todos nós uma presença constante...

Não desrespeito a tua atitude e percebo que mais um período complicado esteja a chegar, mas do qual tenho a certeza que sairás triunfante...

Não deixes o que tão arduamente se criou, serão sempre as nossas memórias, aventuras e desventuras, sentimentos tumultuosos....

Espero que penses bem neste pedido tão sentido!!!

:)

Beijeta

Mim... disse...

oh pinha, eu sei q as vezes nao sou muito assidua, mas...
Acabar com o blog??!?!?

Bem, se é pa teu bem e se achas que deves parar por uns tempos...bem, quem sou eu!

Mas n penses q nao da interesse ler o teu blog! tá sempre cheio de surpresas e repleto de cultura! Na minha ideia clr...
Nao quero que se acabe mais um habitué (às vezes pouco explicito) da minha navegação pela net..=)

Mas nunca fez mal a ninguem parar de escrever por uns tempos! e, cmo ja disse, se é pa teu bem, se achas q tens q tirar um tempinho pa ti, pas tuas coisas...:)

Pinholeca!****
beijinhooooos***

Anónimo disse...

oh pipoca? atão? :(

beijo