segunda-feira, setembro 11, 2006

11/9....data sem ano

Ergue-se o dia. O sol desponta os primeiros raios. A cidade amanhece. A cidade gigante. A cidade das formiguinhas. As formiguinhas saem das tocas e começam um dia que prometia ser igual a todos os outros. A rotina mecanicista da habituação fê-las ignorar o início de mais um dia. Como de costume acordavam, dois gigantes eclodiam do chão rumo ao céu, com tremenda vontade de o arranhar onde não doesse.

As formigas deram como certa a presença e permanência dos gigantes. Ignoraram a sua fragilidade. Olhavam-nos como olhavam todos os dias. Não apreciaram, nem avaliaram tamanha beleza e opulência.

O dia que prometia ser igual a tantos outros revelou ser a viragem de uma era. Dois pássaros perdidos, perdidos na rota, quiseram avaliar de perto tamanha beleza. Quiseram testar a sua imortalidade e embateram contra eles.

De repente tudo pára. A cidade parou. O país e o mundo pararam para assistir à morte lenta dos gigantes e de algumas formigas. O coração de muitos gelou, e imobilizados, incrédulos e impotentes assistiram a toda a série de acontecimentos que hoje sabemos ter mudado o mundo, as mentalidades, a noção de segurança.....tudo.

5 anos passados, as mesmas imagens voltam a ser ícone deste dia. Os corações continuam a sentir um aperto, e continuamos na mesma. À mercê de quem não respeita a própria vida. A morrer em nome das causas dos outros, em nome de uma religião e crenças que não partilhamos. Continuamos à mercê dos caprichos de um Deus que não conhecemos mas que dizem oferecer umas quantas virgens. E para quê?! Para que uns possam brincar à batalha naval, pensando usar soldadinhos de chumbo nas batalhas, enquanto fazem uso de vidas humanas?!

Onde irá parar este mundo?!

Porque por mais que queiramos, estas imagens nunca nos vão sair da memória. Quem viveu de perto sente-o bem, mas quem assistiu também não passa incólume.

À memória dos que morreram em nome de uma causa desconhecida....

***

3 comentários:

Mim... disse...

muito bom esse video!
Também eu me continuo a arrepiar quando vejo essas imagens e sei q vai continuar a ser assim por todos os anos q passem..

é mesmo uma data sem ano..:|

Quanto as crenças ou nao, sei q nao vale a pena tanto terror, tanta desgraça, tanta, no fim de contas, banalidade que nos entra todos os dias pelo ecrã...!

Nao tenho o poder de parar!
=(

RIP

Unknown disse...

Vídeo impressionante, acontecimento inesquecível...
5 anos passados e continuamos sem perceber o objectivo disto tudo:|
Amei o post*
Bjo

Anónimo disse...

uma data k marcou td a humanidade, sem duvida...
so nos resta esperar e temer os proximos "11/09" k para ai vêm...
uma guerra em k kem sofre e kem n tem culpa, uma guerra covarde k usa vidas inocentes como arma... uma guerra morbida e apenas com o intuito d mostrar o poder.... sim, td por poder e dinheiro....

temos d estar gratos por (por enquanto) estarmos num cantinho do ceu, sem guerras, sem catastrofes climatericas e acima d td COM AMIGOS......

valham-nos as minis a a boa disposição k nos vao alegrando o coração...