quinta-feira, março 22, 2007

Desbobinemos...

Não vos parece que se eu quisesse que as coisas viessem parar aqui, eu própria teria enmerdado tudo?!
Não parece óbvio que quando eu digo que estou sozinha, que há uma pessoa muito importante, bem mais importante do que qualquer sentimento mais momentâneo, que eu queira que essa pessoa continue importante e ACIMA DE TUDO perto de mim?!
Quando se diz:"Para já nada mais que amizade", porque é que há quem entenda: "nunca na vida mais que amizade"? Não parece óbvio que haja qualquer coisa mais para além destas frases? Ou melhor, que a primeira frase é apenas a ponta de um grande iceberg sentimental?!
E quando se pensa que as coisas para já não deverão evoluir para além dos muros da amizade, não será óbvio e aceitável que uma pessoa não queira, nem ache necessário, declarar-se e expor-se só porque "podia ter ganho mais com isso" ou "porque as coisas não vêm ter comigo se não as procurar"?
Eu tenho em mim que agi bem. Aliás, se voltasse atrás, faria exactamente o mesmo. E provavelmente continuaria a levar na cabeça. Mas, é certo, que isto que vivo agora, é apenas e só o resultado da minha ingenuidade, da minha boa fé, do meu altruísmo, da minha racionalidade.
Porque me apercebi de que não vale a pena pensar nos outros. Porque não me vale (ou melhor, não valeu) de nada ser simpática. Porque a confiança deve ser depositada com cuidado e em pessoas que a mereçam.... E realmente, depois da merda feita, é muito fácil pedir desculpa. Quando já há uma ferida aberta, demasiado funda, é muito fácil dizer "não foi por mal" ou "desculpa mas não te quis magoar".
E o que me dói mais é que as pessoas não saibam assumir as coisas e me peçam a mim para ser sincera. Quando elas é que sabiam o que faziam e queriam que eu fosse perto delas e dissesse "desconfio que andam a fazer isto ou aquilo".
Quando os discursos são incoerentes....
Quando no fundo se achavam que eu não sentia nada, para quê tanto segredo?, porquê tanto cuidado para a menina não se magoar? para quê dizerem "só não te quis magoar!"? Se de facto achavam que não havia aqui nada, para quê tanta merda?! Quando tudo tinha sido tão mais simples se admitissem que sabiam o que eu sentia, se admitissem tudo e fossem sinceros comigo.
Eu compreendo que quisessem guardar isto em segredo. Aliás eu não tenho nada a ver com o que fazem ou deixam de fazer. Mas eu sentia coisas. Vocês sabiam que eu as sentia (tanto sabiam que foram assolados por um sentimento de culpa). Mas não consigo perdoar a vossa falta de sinceridade. Sim, ainda não foram 100% sinceros, porque dizer que só não me queriam magoar não me parece sinceridade, porque isso implica muitas outras coisas que não querem assumir!!!
Mas quem era importante para mim, continua a ser. E é por isso que me custa que mal falemos. Porque me chateia o facto de eu desde sempre ter evitado isto. Porque se eu quisesse que deixasses de falar para mim, eu própria teria estragado tudo. Eu própria me teria entregue e declarado e tinha-me sujeitado a tudo o que de negativo daí adviesse. Porque para mim, neste momento, nos outros e nos próximos, a tua amizade é muito mais importante para mim do que qualquer outra coisa. E se é na amizade que vamos parar, é aí que vamos parar.
***

1 comentário:

actros disse...

N é ferida k o tempo n possa curar, s bem k o rancor n ajuda...
Da tempo ao tempo...