sábado, março 25, 2006

Ao meu Mestre

Ando há alguns dias a magicar no que deveria escrever, aqui, para o meu Fernandito. Queria escrever qualquer coisa bonita, digna de fazer chorar as pedrinhas da calçada (apesar de não ter grande habilidade para isso), digna de alguém que merece a minha admiração e contemplação.
Têm sido, portanto, horas que tenho dedicado a este grande poeta!!! Já fiz uma "homenagem" ao Grande Senhor, noutro local, mas achei pouco e mau. Mas não queria deixar de o fazer também aqui, já que a sua passagem está claramente marcada neste meu espacinho. É evidente a importância que tem para mim e o gosto que tenho pela sua obra.
Ai!! Como me irrita querer falar das coisas e pessoas de que e de quem gosto e não encontrar as palavras certas. Bem sei que aquilo que sentimos fica só para nós, que não há palavras que cheguem para expressar sentimentos fortes!!! Eu queria poder mostrar a todos o que sinto quando leio os poemas de Pessoa, mas não consigo!!! Cada um o sente à sua maneira. Queria poder dizer a todos o quanto admiro este poeta, mas não consigo. A única coisa que consigo fazer sair é um ADORO que parece saber a pouco, muito pouco.


Assim, e não sei se por me sentir mais vulnerável à beleza do testemunho que Fernando Pessoa nos deixou, não consigo deixar de lhe prestar a minha homenagem que, por mais pequena, insignificante e desinteressante que seja, não deixa de ser feita com o mais profundo sentimento e admiração pelo poeta que verdadeiramente cantou a nossa Nação!!!

É do conhecimento de quem convive comigo (e já deve ser de quem começou a ler isto) que nutro uma grande "paixão" pelo Fernando Pessoa que, pela infelicidade de ter vivido numa época diferente da minha não pude conhecer. É alguém com quem me identifico, de quem tenho curiosidade de saber mais e mais; é alguém a quem muitos chamam de louco, esquizofrénico, doente, ......., mas para mim é apenas um génio incompreendido!!! Foi alguém intelectualmente tão superior que nasceu no tempo imperfeito e na sociedade errada e que, por tal, não conseguiu fazer chegar a todos a beleza das suas palavras. Mas porque acho que a sua superioridade era e é rainha, prefiro pensar que só chegou a quem merecia, a quem compreendia a sua sapiência.
E de facto, melhor que isto não consigo fazer. Vou apenas transcrever alguns textitos lindos que eu gosto tanto!!! Se não quiserem não leiam,mas se lerem acredito que acabarão por me dar razão e por aprender muito!!!!lololol


Deus

Às vezes sou o Deus que trago em mim
E então eu sou o Deus e o crente e a prece
E a imagem de marfim
Em que esse deus se esquece.
Às vezes não sou mais do que um ateu
Desse deus meu que eu sou quando me exalto.
Olho em mim todo um céu
E é um mero oco céu alto.


I am the escaped one
I am the escaped one,
After I was born
They locked me up inside me
But I left.
My soul seeks me,
Through hills and valley,
I hope my soul
Never finds me.
"Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que a minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência.Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história.É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um “não”. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo…"
"Sentir é criar.Sentir é pensar sem ideias, e por isso sentir é compreender, visto que o Universo não tem ideias. (...) Faz da tua alma uma metafisica, uma ética e uma estética. Substitui-te a Deus indecorosamente. É a única atitude verdadeiramente religiosa (Deus está em toda a parte excepto em si próprio)".

"Se um homem escreve bem só quando está bêbado dir-lhe-ei: embebede-se. E se ele me disser que o seu figado sofre com isso respondo: o que é o seu figado? é uma coisa morta que vive enquanto você vive, e os poemas que escrever vivem sem enquanto. "
Fernando Pessoa
Onde quer que ele esteja..................... para sempre será recordado (quanto mais não seja por loucos como eu......ou apenas por mim............)
***=)

3 comentários:

Mim... disse...

realmente essa tua paixão por Fernando Pessoa (que, confesso, confundia com o Fernando Pessa quando era ainda uma pirralhita pikinina!sim, sim!agr sou uma pirralhita maior..:) )

De facto, grande poeta este senhor!Digno das mais duras críticas mas tão merecedor dos elogios mais caprichados..!

Sabia o que escrever, quando e na altura ideal!

Concordo ctg; génio incompreendido por muitos!!
Obrigada meu deus por mo deixares compreender, por me teres dado essa sapiência!!! lool
São textos perspicazes, directos ao assunto, sem rodeios mas ao mesmo tempo cheio de "berlicoques"!!:D

Um beijinho grande pa ti pima!!
Ah! e o outro post do fernandito tava mt bom ok!?!?
mas uma pessoa nunca está satisfeita com o que escreve...:D

***********Keep up

Anónimo disse...

Fernando Pessoa não é facil, nada facil. a maior parte dos poemas dele não retiro grande conteudo. eu admito. não sou homem de grandes poesias. sou muito mais do palpavel.

mas do que percebo gosto, gosto muito mesmo. Fernando Pessoa enquanto Fernando Pessoa é realmente genial, a meu ver o melhor do todo que ele é. Da multiplicidade que ele tem. Da necessidade que ele teve de se tornar noutros.

Mas não me parece nada mal dizer que era 1 louco, louco quase doente mental. Os genios estão normalmente desajustados da sua epoca. Têm realmente capacidades acima da media, mas... acabam por ser loucos. Cada um da sua maneira mas todos têm algo que os torna tão diferentes. Não que seja necessariamente mau mas não me parece que qualquer um deles fosse capaz de estar em qualquer uma outra época com melhor aceitação. Eles vivem para aquilo e normalmente não estão minimamente preocupados com os que os rodeiam.

Com isto não lhe, e todos os outros genios incompreendidos, estou a tirar a sua genialidade mas apenas a tentar mostrar que são pessoas muito especiais, que "surgem" em momentos especiais.

----------------

"Se um homem escreve bem só quando está bêbado dir-lhe-ei: embebede-se. E se ele me disser que o seu figado sofre com isso respondo: o que é o seu figado? é uma coisa morta que vive enquanto você vive, e os poemas que escrever vivem sem enquanto."
-> quando virem a Ana bebada vão perceber o real sentido desta citação ;)

----------------

"Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo"
-> oh anocas... já falavas!!! como o teu mestre te ensina ;)

Anónimo disse...

Adorei esta frase "Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo…". E apesar de ser uma privilegiada (sim, porque me considero feliz), vou guarda-la comigo para sempre e agarrar-me a ela nos momentos mais díficeis...
Nunca a tinha lido, e confesso até, que mesmo reconhecendo o seu enorme talento, não sei muito sobre Fernando Pessoa. Mas hoje passei a conhecer um pouco mais da sua obra e, especialmente, aquela parte que ja referi. Obrigada!
Por mais insignificante que a ti te possa parecer, esta homenagem já contribuiu para que a sua mensagem se espalhasse. E da mesma forma como eu me deixei cativar outros mais se deixarão...