quarta-feira, março 01, 2006

Deus e eu

Não sei se deva,mas.............já que aqui estou e como sou eu que monopolizo este espacinho, vou falar da minha relação com Deus e seus seguidores, da qual me envergonho imenso, e devido à qual tenho comportamentos menos dignos de "quem ama a Deus".
Pois bem, hoje, a pedido de várias famílias, lá fui assistir a uma das missas no CUMN(quem não sabe o que isto significa também não me pergunte que eu não sei responder).
Foi bastante interessante. Uma missa fora do normal: uma pequena sala, repleta de gente (que segundo o conceito deveria ser de maioria jovem, mas tínhamos lá muita juventude psicológica), uns sentados no chão, outros em cadeiras (que como eu, ao fim de meia hora já se doíam das costas e de um rabo cada vez mais quadrado)...... todo um cenário simples, mas ainda assim bastante acolhedor. Parecia que estávamos todos num café (com as devidas diferenças e distâncias). Éramos um grupo de pessoas que se tinha reunido para falar de Deus e com Deus.
Devo dizer que aprendi muito. Hipocrisia COMPLETAMENTE à parte, passei a dar valor a alguns ensinamentos adquiridos autodidacticamente. Comecei a perceber que ideias que tinha concebido estavam de alguma forma erradas.......Enfim, foi interessante e cultivador.
Ora, como devem saber (se não sabem ficam a saber) hoje foi dia de "Quarta-feira de Cinzas", foi dado o tiro de partida nesta olimpíada que é a Quaresma. Apesar de não saber bem qual o seu significado, sei que nos são "impostas as cinzas" em sinal de nos mostrar que não vamos estar sós nos sacrifícios que é suposto fazermos nestes 40 dias (não sei se foi assim que disseram, mas se não foi corrige-me).
Tudo muito bonito até ao momento da tal "imposição das cinzas". Para quem não sabe, o Sr Padre (como gostam de ser chamados) "traça" uma cruz na nossa testa com as ditas cinzas, assim como alguém que traça um risco no chão. O problema é que como cinzas que são, torna-se difícil espalhar tudo na testa, assim como grande parte caí, onde tiver de cair.
Pois e foi assim que aconteceu. Quando dei por mim, tinha testa, nariz, braços, camisola e calças, tudo com pitadinhas de cinza. Olho para o meu lado e estava a minha prima na mesma situação. Tudo bem, até aqui tudo certo, estávamo-nos a portar bem, que nem duas devotas e meninas bem educadas. Eis senão quando a minha querida e mais que adorada prima se lembra de dizer:"Apetece-me espirrar!!!"....................Tudo estragado.................. Eu rio-me, ela ri-se, tudo o resto seríssimo, uns cantavam, outros continuavam com o ritual........e nós, que nem duas loucas perdidas de riso, chorávamos de contenção impossível!!!!
E assim foi até ao fim de tal missa.
E é agora que explico o porquê de tanta vergonha. Ora como deve ser do conhecimento de alguns (se não é, paciência), a minha relação com Deus não foi,digamos assim, abençoada. Ou seja, eu não sou baptizada e, portanto, não tenho qualquer um dos outros sacramentos. Ainda assim, mantenho uma relação de Amizade com o Deus que proclamo. Não é o Deus que proclama a Igreja. É o meu Amigo. É Alguém que me ouve, que me vê chorar, que grita comigo quando me porto mal, que me guia e me dá força.
Peço desculpa se ferir susceptibilidades, mas não acredito em metade das coisas que são ditas pela Igreja. Ainda assim (e deve ser agora que revelo a minha hipocrisia) gosto de frequentar, ainda que quase apenas uma vez por ano, a Casa de Deus, de estar em comunhão com a Igreja e seus fiéis. Mas, como nunca fui esducada nesse sentido, não sei como me comportar. E, por isso, é que muitas vezes tomo atitudes menos bonitas aos olhos de quem acredita, segue e gosta.
Por isto, peço perdão a todos aqueles a quem magoei com o meu comportamento menos digno, durante a nossa "reunião".
Comentem se quiserem. Isto foi apenas e só um desabafo.
***=)

1 comentário:

Mim... disse...

bem, e a pimocas tem agora a brilhante oportunidade de comentar este magnífico post, tal como ja tive oportunidade para to dizer!~

lololololol
ta muito giro e gostei muito de o ler!
Aparte do espirro foi do melhor, mas bom mesmo foi a nossa impossível contenção de riso, oh meu deus!!!:D lololol Tudo muito calado, reflectindo sbbre o que quer que fosse, e nós a reflectir pa fora as nossas pintarolices!!:D lolol

Quanto à tua posição face a Deus, à igreja e seus afins, acredita que não és a única!
Como sabes, mnha vida católica sempre andou mt activa (às vezes nem tanto) mas eu até ando nos escuteiros!
Mas isso nao me impede de ter opinião própria e de discordar de algumas coisas, particularmente do Génesis da Biblia, particularmente ainda depois de ter lido o Código da Vinci.

enfim...a vida continua e é tempo de sacrifícios..!!
opa será que ja nao podemos comer o nosso croissant de chocolate e aquelas deliciosas bolas de berlim do Nicola?

Ontem, naquela missa, aprendi uma coisa muito importante, que nem sempre é isso que ensinam na Igreja comum onde eu recebi a minha formação católica; O sacrifício da Quaresma não significa fazer as coisas com custo, que comummente se costuma dizer, com sacífício. É tempo de fazer as coisas com amor, com vista a ajudar o próximo e não a dar esmola de coisas que já não precisamos..! é tempo do espírito "gosto desta coisa e faz-me muito jeito mas prefiro da-la a quem realmente precisa" e nao o espirito de "oh, tenho o sótão cheio de roupas que já não uso, por isso vou dá-la aos pobres e faço a minha boa acção!"

epá, estou-me a alongar bastante e nao era este o meu objectivo!Mas ja tens aki um post bem comentado!:D
lolol
e viva as missas no cumn!:D
ah! mean Centro Universitário Manuel Nobrega :D

********bicis micis*******