quarta-feira, dezembro 20, 2006

Coimbra


Mondego, meu doce Mondego, corres assim,
Corres há milénios sem te arrepender
És a casa de água onde há poucos anos
Eu escolhi nascer.


A minha Coimbra. A minha cidade que eu tanto amo e adoro. A vida aqui pode ser um grande pasmaceira (por vezes, então na altura de férias é o tédio), mas gosto tanto do ar histórico que nela se respira. Em cada canto há uma história, em cada rua há um momento. Passar no Arco d'Almedina e ouvir Fado de Coimbra, faz-me arrepiar.
Adoro ver os turistas de máquina fotográfica em punho a disparar flashes em tudo o que mexe e não mexe. Gosto de andar trajada e ver os estudantes trajados a dar vida a esta cidade. Gosto de ver as praxes (e não só as dos caloiros, mas tudo o que faça parte da tradição académica) e sentir que faço parte de um grupo. Gosto das Serenatas. Gosto das festas académicas. Gosto do movimento que há nas ruas a toda a hora quando chegam à cidade Queimas e Latadas.
Gosto de Coimbra. Orgulho-me de ser coimbrinha.
E digam lá que não é uma cidade linda?
***=)

12 comentários:

Mim... disse...

E que orgulho este! =)
Tb arrepio quando passo ali, quando vejo praxes (sim, englobando tudo), quando trajo e sinto que faço parte dets espirio, desta tradição! É lindo!!
Realmente, acho q as coimbrinhas vivem mais intensamente este espirito.. Sempre ouvi contar historinhas de tradiçoes académicas e de certa forma, crescer a ouvir essas coisas, marca a nossa passagem pla universidade! =)

*

Raul disse...

epá, meninas... que gostem de ser "conimbricenses", tudo bem; que gostem do espírito académico, óptimo! agora, "coimbrinhas"?!?!?! porra! eu acho que não há (exceptuando o "alfacinha") pior raça à face da terra! sim, porque por coimbrinha depreende-se "beto\a de coimbra", ié, pessoas formatadas - roupa, penteados, trejeitos, veículos - por igual, que frequentam por norma "ritzes", "avenidas", "samabaias" e afins e que (e agora puxo dos galões que 8 anos de praxe intensa me conferem), infelizmente, pouco ou nada sabem de praxe e quase nenhum espírito académico têm...

lamento o desabafo, e talvez tenha sido\seja apenas uma questão de semântica mas, a não o ser, então se calhar há por aí alguma distanciação ao "verdadeiro" espírito "coimbrinha"...

beijos

asdrubal tudo bem disse...

e eu que já estive dezenas de veses em coimbra e não conheço coimbra?

Anónimo disse...

Pinhaa!
Eu como conimbricense, assim como tu e a marta, porque de betinhas não temos nada, amamos praxes, queimas, latadas, Coimbra!
Temos o espírito académico a correr-nos nas veias:p
Amo esta cidade tanto como tu e é por companhias como a tua que coimbra se torna ainda mais mágica:)
E note-se que não estou aqui a apontar o dedo nem a criticar ninguém, é só para esclarecer o raul:) nada de intriga, boa?

Beijinhoo
*

Pinguça disse...

Raul: foi mm uma questão de semântica. De betas nada temos (mesmo nada e abolimos completamente ideais futeis. Eu n ando de bmw, ando c uma banheira podre.lolol).
Assim sendo, gosto de ser conimbricense!!! Isso sim!!!;)
Ah!! Mas não querendo decepcionar, por acaso até vamos mts vezes ao samambaia:S, mas ñ é por isso q deixamos de ser pessoas simples. lolol. É só mais um lugar onde podemos beber e conviver à grande;)

Raul disse...

e rir do maluqinho que lá anda a fazer piões sobre si próprio (sim sim sim, eu sei, "não se deve rir da desgraça alheia" mas hei... não sou polítiamente correcto... o gaj faz-me rir...) :P

Pinguça disse...

loooooooool!!! O sr das voltas, como lhe chamamos, é o verdadeiro motivo por que lá vamos em vez de ir a qq outro lado!!! Deixalá, não és o único politicamente incorrecto, nós tb nos rimos (envergonhada!!) ahahah

Anónimo disse...

pa apanhar bebedeiras nao é preciso ser estudante de coimbra ou tar em coimbra...

Pinguça disse...

Mas alguém disse q gosta de coimbra para poder apanhar bebedeiras?! Eu embebedo-m tão bem aqui como na China!!!
Eu não disse que Coimbra é boa para isso!!! Aliás nem é feita nenhuma referência ao assunto no post!!!

Anónimo disse...

Opaa!
O que eu curto são comentários foleiros e anónimos...opa, gosto!
As pessoas tem tanta razão no que dizem que assinam logo o comentario.
valha-me deus...se querem dizer alguma coisa que assumam!
não é raul?:)
Viva o senhor do samambaia, que faz concorrencia ao do cartola:P Qual deles o mais ajuizado:/

pinha, amo-te*

Mim... disse...

LOL
O senhor das voltas, essa mítica personagem!! lolol Não é rir da desgraça alheia...:) ihih é, pronto, esboça um sorriso hilariante! lool Giro giro é ver que ha outras pessoas que riem do mesmo!o senhor das voltas...lolol

e pronto, pinha, nao somos mesmo do típico coimbrinha, tou a ver...:) Mas somos como somos e apanhamos bebedeiras ate na China, desde que trajadas n é? lolol
**

Pinguça disse...

Pois Pinha, nesse aspecto sou a vergonha da academia...só apanho bebedeiras trajada,para dar mais credibilidade às mm...enfim, cada maluco c sua pancada!! E vai daí q qq dia tb faço piões sobre mim própria.