segunda-feira, dezembro 04, 2006

Com a Laika até ao fim!!!

Fez agora há pouco tempo 8 anos que recebi a coisa mais fofa que alguma vez poderia ter desejado: a minha Laika.
Ainda me lembro, como se fosse hoje, a sensação de alegria que tive quando, no quarto onde eu estava a estudar, me aparece a minha mãe com um novelinho de lã branquinho, só com 3 pintarolas pretas. Era tão pequenina e tinha um ar assustado. Nem acreditava que iria ser minha aquela cadela. Os meus pais sempre me disseram que não queriam animais em casa e consciencializei-me de que um cão em minha casa iria ser uma utopia. Lembro-me de sentir os meus olhos húmidos, e de me rir à parva. Agarrei aquele animal e não mais o larguei. Tratei-o como se fosse uma das minhas bonecas (coitada, agora sei que deve ter sofrido horrores nas minhas mãos). Desde então tornou-se o nosso membro da família mais novo, a nossa cassulinha.
Ensinei-a a deitar, a sentar, a dar as duas patitas e, agora mais recentemente, o meu maior orgulho, a dar miminhos (quando está ao nosso colo, que nem um bébé mimado, encosta a cabecita ao nosso peito e é ouvi-la a suspirar!!!),...., de facto, a este animal apenas lhe falta falar.
Mas, a idade não perdoa, e com ela começam a surgir os problemas. Há uns meses apareceu-lhe um carocito na pata, que na altura de tão pequeno mais se assemelhava a uma mordidela de bicho mau. Mas com o tempo começou a crescer e há duas semanas, de tão feio que ficou, levámo-la ao veterinário. Foi-nos, então, dito que aquilo seria um tumor. Logo aí tudo nos caiu aos pés....... E hoje, a Laikissis, foi à faca. Aliás, no momento em que vos escrevo, deve estar ela deitadinha de epidural injectada, para lhe retirarem aquele apêndice que se alojou na patita.
Fui eu que a levei ao martírio. Até hoje adorava as idas ao "méquido", como eu lhe dizia sempre (sim, penso que a partir de hoje não mais nutrirá o encanto que tinha por aquele lugar), e assim que a deixei nas mãos do médico, foi vê-la a olhar para mim com os olhinhos mais tristes de quem pede socorro. E custou-me tanto deixá-la lá.
E agora resta-me esperar, e rezar para que tudo corra bem. Eu sei que ela está em boas mãos. Todos aqueles médicos são geniais, sabem cuidar dos animais e gostam mesmo do que fazem e, para eles, qualquer falha significa a revolta e a frustração. Acredito que irão tratar da minha Laika com todo o carinho e que logo à noite quando a for buscar que eles me vão dar o animal como novo, acompanhada de boas notícias.
Estejamos com a minha Laika=)
***

2 comentários:

Anónimo disse...

Laikissis é forte, e daqui a uns dias vem brincar ca mine:D boa?
Estou ca tua laika. E ctg, tou aqui para o que precisares, catarininha doce da minha alma:)

Mim... disse...

Estamos todos com a laikissis pois!!!
Recuperação on fire pa essa pinchona!!! E vem brincar tb com as primas dela!! A Eva e a Tara! =)
beijaaaaaaaaa