sexta-feira, fevereiro 09, 2007

Eu ainda sou do tempo....

....em que o simples facto de chamar a Joana para almoçar implicava uma baralhação na cabeça da minha avó que a levava a dizer os nomes de todos os netos (que são uns 7 ou 8) até acertar com o certo!!!
Mas....o que é que isto tem a ver com o que eu ia dizer? Nada!!!
Pois que estamos numa de ver o duodeno. E o que é isso? É a parte fixa do intestino delgado!! (sim minha Pinha, estou a inventar com todos os dentes que tenho nesta boca, porque eu sou pessoa que inventa!!! Que sou!!!). Digamos, então, que estou num estudo de(a) merda!!!
Nisto tudo o que tem esta Pinha de saber? Ora, acima de tudo quero referir as artérias do bicho. Se as artérias deste corpinho que passeio já são muitas e com nomes tão esquisitos, quando chego à parte específica do duodeno encontramos 4 bichas nojentas de nome ainda pior. Elas são as pancreáticoduodenais posteriores superiores, pancreaticoduodenais posteriores inferiores, pancreaticoduodenais anteriores superiores e pancreaticoduodenais anteriores inferiores (e mais uma vez estou a inventar dra pinha). Agora tentem dizer isto rápido como se fosse qualquer coisa do tipo 1tigre, 2tigres, 3tigres...e ao fim de 5 cagagéssimos de segundo já estão a trocar sílabas e a regar o jardim!!!
Como se não bastasse, as pancreaticoduodenais posteriores (superior e inferior) anastomosam-se e formam uma arcada posterior e às anteriores acontece o mesmo!! Confusão neste cérebro é o que sobra!!!
Maaaaaas!!! Ainda temos os gânglios linfáticos e veias com os mesmos nomes!!! Tendo em conta que eu estudo pela ordem: artérias, veias e linfáticos imaginem como fica a minha língua (e o meu cérebro) depois de tentar cuspir estas postas de pescada.
E vocês afirmam agora (porque vocês são pessoas que afirmam, que são!!!): das duas uma: ou esta gaja andou a beber ou este post não tem ponta por onde se lhe pegue!!
Uma coisa vos garanto: só bebi aguinha e estou tão baralhada do sistema que nem sei o que escrevi, mas também nem vou reler. Haja neurónios que sobrevivam a isto!!! Ah!!! Tenham em conta que já não saio de casa (e do meu quarto) desde domingo passado!!!
***=)

1 comentário:

Mim... disse...

Pois ée.. Ja dás valor à avo Sãozita, num é? a avólicó! eheh
realmente esses nomes nao lembram nem ao menino jesus e ter de os decorar devida ser proibido. E ainda se anatomia fosse só o duodeno tavamos bem, tavamos.. :) Agora, pa decorar mais mil e um nomes de porras, porrinhas e porretas!
Mas como tu és uma pessoa que inventa, que és.. Vais ver que isso vai ser canja! O segredo está em controlar os nervos, pois.. Tao facil de dizer..!
Beijo a ti pinha
e vê lá se vez a luz do dia!!!